06/01/2012

Culinária: Cuca

Aqui está, a primeira receita de culinária, a Cuca, um bolo bem simples a base de nós moscada, muito saboroso, qualquer dúvida que surgir, é só perguntar nos comentários, assim quem tiver a mesma dúvida também pode ver. Primeiro vamos com os ingredientes:

Massa:

4 Ovos
1 copo de leite (Aproximadamente)
100g de margarina (ou 4 colheres de sopa)
3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar cristal
1 nós moscada
Fermento (se a farinha já tiver, nem precisa)

Farofa:

4 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de margarina

Modo de fazer:

Em um recipiente separado, misture os ingredientes da Farofa, até conseguir uma aparência de uma farofa grossa, mas cuidado para não exagerar na margarina, ou a farofa vai ficar muito gordurosa, e se isso acontecer, ela não vai ficar em cima da Cuca, ela vai afundar e se misturar, o que não tira o sabor, mas tira um especial da receita. Se isso acontecer, adicione farinha e açúcar até adquirir uma cor clara, perto do branco
Para a massa, pegue a batedeira (não obrigatória), misture os ovos, o açúcar e a manteiga (depois de deixar derreter um pouco, evite usar os ingredientes muito frios), e bata até ficar uma massa amarela uniforme. Lentamente adicione o leite morno e a farinha aos poucos
, até colocar tudo, e bata até ficar uniforme. Quando estiver pronto, adicione o fermento (se usar farinha comum) e a nós moscada ralada, basta usar um ralador fino, e um pouco
mais de da metade de uma nós deve bastar, mas se vc achar apenas a nós em pó não tem problema, apenas adicione uma colher de chá.
Unte uma forma média (aproximadamente 24x33 cm) e coloque toda a massa dentro bem espalhada, e por cima espalhe a farofa, leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 3o minutos na temperatura média-alta, mas esse tempo pode variar de acordo com seu forno, mas basta olhar se ela já está bem dourada e com o cheiro forte, depois é só deixar esfriar e mangiare!

Opções:

Como eu tenho intolerância a lactose, eu uso o leite com baixa teor de lactose, assim a Cuca fica melhor pra mim, mas lembre que a margarina ainda tem lactose, mesmo sendo pouca, mas essa opção já reduz a quantidade da substância na receita.
Uma vez eu fiz a receita usando 2 ovos de pata no lugar de 2 dos ovos comuns, e isso deixou a receita bem forte, mas não recomendo exageros.
Meu amigo Thiago me deu uma dica de usar farinha láctea no lugar da farinha da Farofa, apenas na farofa, se estiver ao alcance, experimente também.

Origem:

A cuca é uma receita que veio para o Brasil com os descendentes de italianos, e é feita principalmente na região sul do país. Originalmente ela é feita como um pão, pois a massa é posta para descançar e para fazer leva aproximadamente 2 dias. Essa receita é uma variação mais prática e simples, que pode ser feita por qualquer um que queira tentar.





Leonardo Capaz

Um comentário: