20/01/2012

Culinária - Doce de Merengue com Chocolate

Uma receita meio que experimental, pois só havia tentado uma vez, e não tinha feito direito, mas agora deu certo. o/
Essa receita foi tirada do site www.bakerella.com/, mas é em inglês, então traduzi a adaptação da receita para trazer aqui.

Ingredientes
1 xícara de clara de ovo
2 xícara de açúcar
5 colheres de sopa de chocolate em pó
120g de cocolate amargo ou meio-amargo em pedaços pequenos (picado, e não raspado)
Papel manteiga

Procedimento

Com as claras e o açúcar, vamos fazer o merengue, não, não é a dança, é o doce, pra fazer basta bater as claras como se fosse bater em claras em neve, mas enquanto bate, adicione o açúcar aos poucos, de modo que ele adquira consistência até formar "chifres", que é quando vc tira as pás da batedeira e se forma uma ponta, e ele não derrama. Para ser mais prático, bata bastante, e quando ele estiver consistente o suficiente para você virar ele sobre a sua cabeça, e não cair uma gota sequer, ele está pronto.
Depois de preparar o merengue, misture os dois chocolates sem se preocupar em deixar a massa uniforme, basta misturar tudo, sem deixar pó sobrando. coloque o papel manteiga sobre uma forma de alumínio e coloque a massa em pequenas porções formando bolinhos de até 2cm de diâmetro. Leve ao forno, e espere formar rachaduras, e deixe assar por mais uns 15 minutos em fogo médio-baixo, até formar uma camada mais dura. Retire a forma e espere esfriar um pouco, e então remova o papel e os doces dele, e prove debaixo da mesa da cozinha. o/

Dicas

Na hora de fazer os bolos para colocar no papel, use duas colheres de sobremesa, ou uma de sobremesa e uma menor. Pegue a massa com uma delas e use a outra para tirar a massa da outra colher.


Na semana que vem:
A segunda parte do post sobre Amigurumi, que vai ser maior que o planejado, por isso teve que ser deixado pro post normal de sexta ao invés de um post extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário