13/01/2012

Crochê: Amigurumi (parte 1)

Para o primeiro post de crochê, resolvi falar sobre os amigurumis, que é uma técnica japonesa usada especialmente para fazer objetos tridimensionais, diferente dos planos que fazem peças de roupa e babados em tecidos. O miascomum são os bichos de pelúcia, mas pode ser usado de várias formas.
O que diferencia bastante é o começo da peça, que normalmente é um círculo, e depois recebe outros que juntos formam um objeto, mas no amigurumi, é feito algo como um disco, pois são feitos dois pontos e os pontos da primeira volta são feitos no primeiro dos dois pontos, e com isso o resultado final não fica com um orifício muito grande no centro. Veja as fotos:

Método normal:


No amigurumi:


Com a técnica do amigurumi, pode-se fazer um objeto em várias partes, e com a troca de linha para trocar a cor, pode-se fazer coisas assim:


Para esse post, pensei em explicar como fazer um objeto básico, uma esfera. Para começar, basta fazer uma volta com 6-7 pontos, do jeito mostrado anteriormente, e em cada volta, adiciona-se a mesma quantidade de pontos a mais, de modo que a segunda volta terá dois pontos presos em cada ponto abaixo. Na terceira volta deve-se distribuir os pontos de modo uniforme, nessa ordem: Um ponto simples, e um ponto duplo, e siga essa ordem até completar a volta e chegar na quarta, onde aumentará o número de pontos simples antes do duplo, ou seja, dois simples, e um duplo.
Quando alcançar um tamanho desejado, faça algumas voltas mantendo o número de pontos. Fazendo oito voltas iniciais, fazer quatro voltas mantendo o número de pontos é o suficiente.
Depois disso, é hora de fechar, e para isso basta fazer o mesmo do começo, mas desta vez reduzindo o número de pontos até alcançar o mesmo número inicial de pontos, e feche a esfera.
Para deixar de um modo mais explicado, achei esse vídeo que conta passo a passo como funciona, e foi desse mesmo que aprendi como fazer crochê (vídeo em inglês):




Crétitos: Wire My Soul ---> canal no YouTube


Até a semana que vem posto a segunda parte mostrando variações de uma simples esfera, e sexta que vem mais um post de culinária, até lá! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário