02/03/2012

Culinaría - Bolo sem lactose multi-sabor

Dessa vez trago uma receita multi-uso, uma receita que pode ser usara para vários sabores diferentes, dependendo do que você adicionar à massa, e o melhor de tudo é que ele não tem lactose.

Massa

3 xícaras de farinha em pó (preferencialmente com fermento)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo neutro (girasol, milho...)
1 e 1/2 xícara de água morna
4 ovos
4 colheres de chá de extrato de baunilha
Caso a farinha não tenha fermento, adicione 4 colheres de chá de fermento

Preparo

Antes de tudo, preaqueça o forno em temperatura média e unte a forma que vai usar, pode ser uma retangular média, ou uma redonda com furo no meio, ou alguma outra que tenha o mesmo volume.
Misture os ingredientes secos em separado, misture os líquidos, e depois misture todos eles juntos e mexa até que forme uma massa uniforme, depois adicione o(s) ingrediente(s) que irão determinar o sabor do bolo:

Chocolate

Misture 1/2 xícara de cacau em pó e deixa a massa uniforme. Coloque na forma e asse.

Baunilha

O próprio extrato dá o sabor, mas você pode deixar o sabor mais forte adicionando uma ou duas colheres de chá de extrato de baunilha. Misture bem e leve ao forno.

Formigueiro

Adicione um pacote pequeno de chocolate granulado, ou até que os confetes fiquem em uma boa concentração, e misture apenas para espalhar os confetes. Leve ao forno.

Cuca

Adicione 1 noz moscada ralada à mistura e mexa bem, e se quizer, faça a farofa da receita original, você pode ver nesse post. Leve ao forno.

Finalização

Espere aproximadamente de 25 a 35 minutos e verifique com um palito se a massa está boa, se estiver retire o bolo e deixe esfriar antes de servir. Bom apetite! o/

EDIT
Esqueci de avisar, que fiz essa receita baseado em uma receita de cupcakes do site semlactose.com, lá tem muitas receitas para pessoas com problema de intolerância à lactose ou ao glúten, muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário